Avançar para o conteúdo principal

Malas roubadas

Nestes meses em que estive sem dar notícias muita coisa aconteceu, como seria de esperar. É a vida a acontecer. Uma dessas coisas foi uma viagem que fiz a Ibiza, em que nos roubaram as malas no último dia da viagem, horas antes de irmos para o aeroporto. As malas estavam dentro do carro que alugamos e apesar de termos seguro de viagem e seguro contra todos os riscos que fizemos quando alugamos o carro, nenhum dos seguros cobriu o furto das malas. 

Não vou estar aqui a enumerar todas as coisas que estavam dentro da minha mala e da mala do meu marido porque isso não vale a pena e não me vai trazer as minhas coisas de volta, mas só para terem ideia, a roupa e o calçado foi o que menos nos custou (e olhem que eu tinha lá os meus bikinis e fatos de banho preferidos, as minhas sapatilhas mais confortáveis, roupa nova que ainda não tinha andado sequer com ela). Dentro das malas, de entre muitas outras coisas, tínhamos 2 portáteis (um deles da Apple, relativamente recente), máquina fotográfica Canon com duas lentes, máquina fotográfica GoPro, Kindle, auriculares Bose, óculos graduados, óculos de sol, máquina de barbear, carregadores, chaves de casa, chaves da carrinha que tinha ficado no parque de estacionamento do aeroporto em Portugal, etc etc etc. A única coisa que ficou connosco foram as carteiras, os smartwatch e os telemóveis (graças a Deus que tínhamos os telemóveis! Caso contrário, íamos ter de comprar novo bilhete de avião e fazer novo teste covid para poder embarcar. Bendita tecnologia que nos permite guardar tudo em pdf no telemóvel).

Quando fomos apresentar queixa na polícia local, informaram-nos que era uma situação muito frequente com os turistas e que haviam redes organizadas que iam a Ibiza só para furtar carros de turistas (todos os carros alugados tem um autocolante a identificar a empresa de aluguer). Alertamos a polícia que tínhamos um computador Apple na mala e que quando este fosse ligado dava para rastrear onde estava. Estávamos no aeroporto quando recebemos no telemóvel indicação que o computador tinha sido ligado e que estava na rua X. Ligamos de imediato para a polícia onde apresentamos queixa e recebemos a bonita resposta de "isso não é uma morada exata, não podemos fazer nada".

Mas a história que vos quero contar não é sobre tudo aquilo que perdi, ou mesmo como as tecnologias xpto de rastreamento não servem de muito quando são necessárias. O que vos quero contar é como os seguros (não) funcionam quando precisamos deles. O seguro do carro quando fomos expor a situação no próprio dia do furto e ainda em Ibiza, mandou-nos apresentar a situação online (já que a reserva do carro tinha sido feita online). Já em Portugal, quando o fizemos, o seguro descartou-se dizendo que cobria o furto da viatura mas não o furto das coisas que estivessem no interior da viatura. 
O seguro de viagem (tratada numa agência de viagens) pediu numa fase inicial a queixa apresentada na polícia espanhola e depois de analisar a queixa pediu todas as faturas comprovativas do que tínhamos no interior da mala (e que estava reportado na queixa). Mega trabalheira a reunir faturas, pedir segundas vias, andar a correr os e-mails à procura de faturas de coisas compradas online (tudo o que foi comprado fora de Portugal não dava porque não tinha o nosso número de contribuinte) mas lá conseguimos submeter uma parte das faturas. Depois de quase 3 meses à espera da resposta do seguro de viagem, mandam um e-mail a informar que o seguro não cobre situações de furto, só de roubo. Sinceramente eu não estava à espera de receber qualquer tipo de reembolso por parte do seguro (quem não cria expectativas depois também não fica frustrada). O que me revoltou foi eles terem pedido tantos documentos (e chegaram a pedir uma segunda vez), sabendo à priori que situações de furto não estavam asseguradas.

Se forem de férias para Ibiza, não deixem nunca nada nos carros mesmo que seja por meia hora só para ir ali, mesmo que estacionem o carro numa zona de parque, com uma praia à beira e mesmo que passem carros e pessoas com regularidade na rua. Fora isso, Ibiza é uma ilha linda, com praias paradisíacas de água quente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pandora - como limpar

Para quem tem peças da Pandora , ou mesmo sem ser da Pandora mas sendo de prata já se foi apercebendo que com o uso as peças vão perdendo o brilho e ficando mais escuras devido a sujidade que se vai agarrando às pratas e devido também à transpiração ou ao mau uso das mesmas. É preciso termos alguns cuidados quando usamos pratas.  Em conversa com um funcionário extremamente simpático e profissional da loja Pandora no BragaParque (Braga) reuni algumas dicas para partilhar convosco e aumentar a durabilidade das vossas peças no que concerne ao brilho e à limpeza. Algumas dicas são óbvias: não borrifar perfume diretamente sobre as peças, quando se usa cremes deixar a pele absorver totalmente o creme e só depois pôr as pulseiras/anéis/colares, não tomar banho com as pratas porque os champôs/gel de banho podem ter um PH que não sendo neutro pode afetar as pratas. Outra dica é quanto à limpeza que se pode fazer em casa. Antes de correrem a mandar fazer uma limpeza das peças ou manda

Cistitone Forte BD - Queda de cabelo e perda de densidade capilar

Bem sei que não sou a única a sofrer com a queda de cabelo e perda de densidade capilar, por isso que venho partilhar algo que tem resultado comigo. Este problema costuma acontecer-me todos os anos no fim do verão/início do outono, mas regra geral acaba por ser algo ligeiro e que se resolve com o tempo, mas este ano notava maior queda de cabelo (o chão da casa de banho era prova mais do que suficiente) e a minha cabeleireira também me alertou para a perda de densidade capilar e que deveria fazer alguma coisa nesse sentido.  Em conversa com duas amigas que estavam a passar pela mesma situação (uma delas, todos os anos faz tratamento para a queda de cabelo), ambas me falaram deste produto  e que viam excelentes resultados. Decidi arriscar também e, de facto, ao fim de um mês e uma semana a fazer o tratamento também começo a ver efeitos. Noto que já me cai menos cabelo, tenho muitos cabelos bebé a nascer e sinto-o mais forte. O tratamento dura 3 meses: no primeiro mês tomei 2 cápsulas por

A dança do pinguim

Para quem tem ido a casamentos ou grandes festarolas certamente já deve ter ouvido falar da famosa dança do pinguim. Quanto a mim, ouvi falar desta dança pela primeira vez à poucos dias. E foi precisamente a noiva do casamento que vou daqui a pouco mais de um mês que me disse - "Tu vê lá se decoras os passos que isto agora é a tendência em todos os casamentos! E até pinguim vai ter, por isso prepara-te!". Eu, leiga nestes assuntos, tive de ir para a internet pesquisar o fenómeno do pinguim. E descordenada como sou não prevejo uma grande prestação para o meu lado. Os passos até são simples, eu é que sou complicada para acertar com os passos. 

Instagram

Blogs que leio