Avançar para o conteúdo principal

O que seria de nós, hoje em dia?




Não me perguntem porquê mas um dia destes quando ia em direção ao carro, ao fim do dia de trabalho veio-me a seguinte ideia à cabeça: como seria um dia na atualidade sem telemóvel, Internet e carro? E assim de repente só vi caos! Bem sei que até à adolescência vivi sem as três coisas e nunca ninguém morreu, mas agora... agora já não me imagino sem elas.

Tive o meu primeiro telemóvel quando andava no 9º ano (teria por volta de 14/15 anos), a Internet veio depois e era daquela com tráfego limitado e uma lentidão que só visto, e carro, apesar de ter tirado carta logo aos 18, ainda continuei durante mais uns anitos a andar de transportes públicos enquanto andava estava a tirar a licenciatura. Só comecei a usar com mais regularidade o carro quando comecei o mestrado e os horários eram mais alternativos.

Hoje em dia sou dependente das três coisas. Assumo!

Faço muita coisa graças à Internet e quando não estou em frente a um computador é o telemóvel que me salva. Como é que antigamente se combinavam as coisas sem telemóvel, sem redes sociais, sem Internet, e-mail ou mais sei lá eu bem o quê? Parece impossível aos dias de hoje mas combinava-se. Bem me lembro de eu e as minhas amigas mais próximas estarmos sempre em contacto. Íamos mais à casa umas das outras, andávamos mais a pé, andávamos mais na rua, socializávamos mais.

Quanto ao carro, bem... o carro é quase como se eu fosse um caracol e aquilo fosse a minha carapaça, já faz parte. Bem sei que se morasse numa grande cidade, com transportes regulares ou com metro, era bem capaz de ser menina para deixar o carro na garagem (ao tempo que às vezes se perde no trânsito e a arranjar estacionamento...) mas como moro na periferia de uma cidade, em que há alturas do dia em que só há autocarro de hora em hora bem que não podia fazer metade das coisas que faço. Se já com carro às vezes acho um desperdício de tempo, o tempo que gasto em viagens, de autocarro demoraria o dobro! Mas como é que eu fazia quando tenho dias em que saio de Guimarães de manhã para ir para Braga, de tarde vou para Barcelos e às vezes ainda para Famalicão? Pois... se estivesse à espera dos autocarros não era fácil.
Para já não falar do carro como uma extensão da casa. Às vezes, quando tenho dias longos o meu carro tem um pouco de tudo: calçado para trocar, casacos, guarda-chuva, garrafas de água, comida e mais outra tanta tralha. Se eu andasse de transportes públicos como é que andava com isto tudo? Pois, não andava.

Não sei quanto a vocês, mas eu estou dependente das facilidades da modernidade. Se sou mais feliz assim? Não sei... às vezes acho que não. Se por um lado o telemóvel nos ajuda em muitas coisas, por outro põe-nos 24/dia, 7 dias por  semana ligadas ao trabalho. Já dei por mim (mais do que uma vez) em férias e fora do país a ir ler os e-mails de trabalho, a responder a e-mails ou a resolver assuntos ao telemóvel. 
Se por um lado o telemóvel nos facilita a vida, por outro prende-nos às coisas e o mesmo com a Internet. 

Comentários

  1. Também sobrevivi sem as três coisas durante muitos anos mas agora parece-me quase impossível viver longe destas comodidades. Verdade que continuo a não andar de carro (já não conduzo há quatro meses) mas tenho sempre motorista quando me apetece :p Embora na minha cidade não haja transportes a toda a hora, também não os uso. E depois a questão da internet e dos telemóveis... Quando não tinha nenhum dos dois, fazia coisas na mesma! Saía mais, estava mais com as minhas amigas, íamos para casa uma das outras e havia outra vantagem: como já estava combinado, ninguém se baldava à última hora porque sabia que as outras estariam à espera! Hoje nem temos tanta necessidade de estarmos presentes fisicamente porque vamos vendo a vida dos outros nas redes sociais, é como se estivéssemos juntos na mesma todos os dias. Mas, sinceramente, já não imagino não ter como me comunicar a toda a hora, quando preciso. Se ficar sem bateria já entro em paranóia, que posso precisar de falar com alguém e se me acontece alguma coisa e se preciso de ajuda??? É um problema!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pandora - como limpar

Para quem tem peças da Pandora , ou mesmo sem ser da Pandora mas sendo de prata já se foi apercebendo que com o uso as peças vão perdendo o brilho e ficando mais escuras devido a sujidade que se vai agarrando às pratas e devido também à transpiração ou ao mau uso das mesmas. É preciso termos alguns cuidados quando usamos pratas.  Em conversa com um funcionário extremamente simpático e profissional da loja Pandora no BragaParque (Braga) reuni algumas dicas para partilhar convosco e aumentar a durabilidade das vossas peças no que concerne ao brilho e à limpeza. Algumas dicas são óbvias: não borrifar perfume diretamente sobre as peças, quando se usa cremes deixar a pele absorver totalmente o creme e só depois pôr as pulseiras/anéis/colares, não tomar banho com as pratas porque os champôs/gel de banho podem ter um PH que não sendo neutro pode afetar as pratas. Outra dica é quanto à limpeza que se pode fazer em casa. Antes de correrem a mandar fazer uma limpeza das peças ou manda

Cistitone Forte BD - Queda de cabelo e perda de densidade capilar

Bem sei que não sou a única a sofrer com a queda de cabelo e perda de densidade capilar, por isso que venho partilhar algo que tem resultado comigo. Este problema costuma acontecer-me todos os anos no fim do verão/início do outono, mas regra geral acaba por ser algo ligeiro e que se resolve com o tempo, mas este ano notava maior queda de cabelo (o chão da casa de banho era prova mais do que suficiente) e a minha cabeleireira também me alertou para a perda de densidade capilar e que deveria fazer alguma coisa nesse sentido.  Em conversa com duas amigas que estavam a passar pela mesma situação (uma delas, todos os anos faz tratamento para a queda de cabelo), ambas me falaram deste produto  e que viam excelentes resultados. Decidi arriscar também e, de facto, ao fim de um mês e uma semana a fazer o tratamento também começo a ver efeitos. Noto que já me cai menos cabelo, tenho muitos cabelos bebé a nascer e sinto-o mais forte. O tratamento dura 3 meses: no primeiro mês tomei 2 cápsulas por

A dança do pinguim

Para quem tem ido a casamentos ou grandes festarolas certamente já deve ter ouvido falar da famosa dança do pinguim. Quanto a mim, ouvi falar desta dança pela primeira vez à poucos dias. E foi precisamente a noiva do casamento que vou daqui a pouco mais de um mês que me disse - "Tu vê lá se decoras os passos que isto agora é a tendência em todos os casamentos! E até pinguim vai ter, por isso prepara-te!". Eu, leiga nestes assuntos, tive de ir para a internet pesquisar o fenómeno do pinguim. E descordenada como sou não prevejo uma grande prestação para o meu lado. Os passos até são simples, eu é que sou complicada para acertar com os passos. 

Instagram

Blogs que leio