Avançar para o conteúdo principal

Os estagiários




Trabalhar com estagiários é ter respostas disparatadas quando os chamamos à atenção de algum erro. Esta semana chamei a atenção uma estagiária porque o relatório que me tinha enviado estava cheio de erros, e não eram erros de falta de experiência (porque esses eu compreendo perfeitamente e sou muito tolerante quanto a isso. Todos passamos pelo mesmo e eu já estive no lugar delas) mas eram erros de falta de atenção e concentração (e isso eu não admito quando são sistemáticos). Tendo em conta que estes relatórios muitas vezes influenciam a vida das pessoas, todo o rigor é pouco. Quando a chamei a atenção sobre esse facto desculpa-se com a frase "Mas esse relatório não era a versão final!". Como? Envia-me um relatório com um sem número de páginas, todo mal escrito e depois de eu gastar um dia inteiro à volta daquilo a tentar pôr aquilo minimamente apresentável (teria tido menos trabalho se apagasse tudo e voltasse a escrever de novo, mas elas estão num processo de aprendizagem e cabe-me a mim corrigir o que fazem) diz-me que aquilo não é a versão final? Sem comentários.

Já estava eu a hiperventilar quando lhe digo que para além dos erros na escrita faltava informação importante relativa a uns resultados obtidos, ao qual a mesma estagiária me responde "Mas eu escrevi isso!". Já não bastava ela estar ali numa postura defensiva a justificar (de forma esfarrapada) todos os erros sobre uma coisa que eu tinha a certeza absoluta que não estava nada escrito no relatório. Volto a dizer-lhe "No relatório não consta absolutamente informação nenhuma sobre isso" quando ela justifica com a magnifica frase "Já sei o que foi. A minha gata apagou-me isso!".

E pronto, a minha paciência e tolerância esgotou-se ali. Esta resposta só veio comprovar que me enviou o relatório sem o ler sequer antes de mo enviar. A gata até podia efetivamente ter-lhe apagado especificamente aquele parágrafo (o que duvido) mas eu não tenho de estar a ouvir desculpas esfarrapadas. O dever dela seria antes de me enviar o relatório voltar a ler tudo com o máximo de atenção para saber se estava em condições (será que os estagiários tem a noção que a nota que tem no final do estágio curricular reflete o trabalho que eles fazem?...).

Uma vez que naquele dia em já não estava capaz de responder assertiva e cordialmente a este tipo de justificações, mandei-a voltar a corrigir o relatório e quando tivesse a versão final que me enviasse. Dei-lhe mais uns dias para as correções e fiquei expectante para ver o trabalho. Qual não é o meu espanto quando me envia o relatório e este continua com o mesmo tipo de erros e a mesma falta de atenção!

Achei eu que lidando com pessoas que estão a acabar um mestrado não seria necessário este tipo de chamadas de atenção. Pior, achei eu que pessoas que são mais velhas que eu já teriam a maturidade de saber ouvir as críticas e corrigir os erros. Achei eu, pasmem-se, que saber escrever português de forma correta e fluente era uma competência mais do que adquirida no final de tantos anos de estudos...  Afinal não, estava enganada. 

Comentários

  1. Tive 4 estagiários ao longo da minha vida. Aquela de que guardo a pior memória era a que era mais competente, mas mais arrogante. Com todas as outras foi sempre razoável o decurso do estágio.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pandora - como limpar

Para quem tem peças da Pandora , ou mesmo sem ser da Pandora mas sendo de prata já se foi apercebendo que com o uso as peças vão perdendo o brilho e ficando mais escuras devido a sujidade que se vai agarrando às pratas e devido também à transpiração ou ao mau uso das mesmas. É preciso termos alguns cuidados quando usamos pratas.  Em conversa com um funcionário extremamente simpático e profissional da loja Pandora no BragaParque (Braga) reuni algumas dicas para partilhar convosco e aumentar a durabilidade das vossas peças no que concerne ao brilho e à limpeza. Algumas dicas são óbvias: não borrifar perfume diretamente sobre as peças, quando se usa cremes deixar a pele absorver totalmente o creme e só depois pôr as pulseiras/anéis/colares, não tomar banho com as pratas porque os champôs/gel de banho podem ter um PH que não sendo neutro pode afetar as pratas. Outra dica é quanto à limpeza que se pode fazer em casa. Antes de correrem a mandar fazer uma limpeza das peças ou manda

Cistitone Forte BD - Queda de cabelo e perda de densidade capilar

Bem sei que não sou a única a sofrer com a queda de cabelo e perda de densidade capilar, por isso que venho partilhar algo que tem resultado comigo. Este problema costuma acontecer-me todos os anos no fim do verão/início do outono, mas regra geral acaba por ser algo ligeiro e que se resolve com o tempo, mas este ano notava maior queda de cabelo (o chão da casa de banho era prova mais do que suficiente) e a minha cabeleireira também me alertou para a perda de densidade capilar e que deveria fazer alguma coisa nesse sentido.  Em conversa com duas amigas que estavam a passar pela mesma situação (uma delas, todos os anos faz tratamento para a queda de cabelo), ambas me falaram deste produto  e que viam excelentes resultados. Decidi arriscar também e, de facto, ao fim de um mês e uma semana a fazer o tratamento também começo a ver efeitos. Noto que já me cai menos cabelo, tenho muitos cabelos bebé a nascer e sinto-o mais forte. O tratamento dura 3 meses: no primeiro mês tomei 2 cápsulas por

A dança do pinguim

Para quem tem ido a casamentos ou grandes festarolas certamente já deve ter ouvido falar da famosa dança do pinguim. Quanto a mim, ouvi falar desta dança pela primeira vez à poucos dias. E foi precisamente a noiva do casamento que vou daqui a pouco mais de um mês que me disse - "Tu vê lá se decoras os passos que isto agora é a tendência em todos os casamentos! E até pinguim vai ter, por isso prepara-te!". Eu, leiga nestes assuntos, tive de ir para a internet pesquisar o fenómeno do pinguim. E descordenada como sou não prevejo uma grande prestação para o meu lado. Os passos até são simples, eu é que sou complicada para acertar com os passos. 

Instagram

Blogs que leio