Andei eu a empenhar-me ao máximo para concluir a minha licenciatura e mestrado com o máximo de aproveitamento possível, para aprender o máximo de ensinamentos, para treinar ao máximo o meu espírito crítico e reflexivo, para depois virem estas duas mentes fundidas dizer que afinal "um curso superior é uma enorme festa onde se conhecem pessoas e se fazem amigos. O estudo, as aulas e os professores são apenas um acessório, um pretexto para lá estarmos.".
Eu não quero ser fatalista mas é por estas e por outras que o nosso ensino está como está (sim, porque estes "senhores" são professores universitários. Se bem que, se contextualizarmos onde eles lecionam - Lusófona - poderá estar muita coisa explicada!). E andei eu a matar-me a estudar, a fazer noitadas de estudo, a investir em livros, congressos e formações e afinal de contas a essência do ensino superior é ir às festas, faltar as aulas, cabular e desvalorizar os compromissos.
Mas uma idiotice nunca vem só, e estes dois pokémons ainda se congratulam de terem ido a mais festas do que a aulas e agora terem bons trabalhos.
Até me falham as palavras para definir estas duas aberrações académicas!
Comentários
Enviar um comentário