Avançar para o conteúdo principal

Constatações



Ontem, depois do jantar e de um dia preenchido de trabalho que acabou tarde, estava eu na conversa com a minha irmã para desligar um pouco do trabalho e aproveitar o conforto do lar quando ela me contava como estava a ser mais um arranque letivo na universidade. Associando a conversa de ontem com esta imagem que vi hoje, dou por mim a dar razão absoluta a esta imagem.

Nem todos os cursos são iguais e há muitos que é quase impossível poder-se faltar sem ser por motivos de força maior e muito de longe a longe . Também não estou a dizer que fui uma santinha e nunca faltei a nenhuma aula. Muito pelo contrário. Até porque há determinadas aulas em que se aprende mais sentada numa esplanada de um café em conversa com os amigos do que dentro da sala de aula a ouvir um professor debitar informação sem o mínimo de paixão e preocupação pelos alunos Mas no curso da minha irmã parece que há já uma mentalidade incutida de faltar. Até os professores jogam com isso na altura de fazerem os turnos para as cadeiras práticas. E é isso que me assusta um bocado. Será que eles não percebem que se há assim tantos alunos a faltarem a uma aula em específico é porque o problema não será somente do lado dos alunos? Que embora muitas das pessoas que andam na universidade estejam mais interessadas na vida académica do que propriamente nos estudos, ainda há uma maioria que não é assim e mesmo esses preferem faltar a essa aula?

Isto diz muito acerca da nossa maneira de encarar os estudos, do (não) valor que em Portugal se tornou investir num curso superior, da facilidade com que qualquer um se torna docente de uma cadeira num curso superior, da (não) importância que se dá ao saber pelo saber e não pelo retorno imediato das notas nas frequências... E isto daria pano para mangas. Mas o meu cérebro hoje não me permite teorizar sobre o assunto com a profundidade que isto merece.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pandora - como limpar

Para quem tem peças da Pandora , ou mesmo sem ser da Pandora mas sendo de prata já se foi apercebendo que com o uso as peças vão perdendo o brilho e ficando mais escuras devido a sujidade que se vai agarrando às pratas e devido também à transpiração ou ao mau uso das mesmas. É preciso termos alguns cuidados quando usamos pratas.  Em conversa com um funcionário extremamente simpático e profissional da loja Pandora no BragaParque (Braga) reuni algumas dicas para partilhar convosco e aumentar a durabilidade das vossas peças no que concerne ao brilho e à limpeza. Algumas dicas são óbvias: não borrifar perfume diretamente sobre as peças, quando se usa cremes deixar a pele absorver totalmente o creme e só depois pôr as pulseiras/anéis/colares, não tomar banho com as pratas porque os champôs/gel de banho podem ter um PH que não sendo neutro pode afetar as pratas. Outra dica é quanto à limpeza que se pode fazer em casa. Antes de correrem a mandar fazer uma limpeza das peças ou manda

Cistitone Forte BD - Queda de cabelo e perda de densidade capilar

Bem sei que não sou a única a sofrer com a queda de cabelo e perda de densidade capilar, por isso que venho partilhar algo que tem resultado comigo. Este problema costuma acontecer-me todos os anos no fim do verão/início do outono, mas regra geral acaba por ser algo ligeiro e que se resolve com o tempo, mas este ano notava maior queda de cabelo (o chão da casa de banho era prova mais do que suficiente) e a minha cabeleireira também me alertou para a perda de densidade capilar e que deveria fazer alguma coisa nesse sentido.  Em conversa com duas amigas que estavam a passar pela mesma situação (uma delas, todos os anos faz tratamento para a queda de cabelo), ambas me falaram deste produto  e que viam excelentes resultados. Decidi arriscar também e, de facto, ao fim de um mês e uma semana a fazer o tratamento também começo a ver efeitos. Noto que já me cai menos cabelo, tenho muitos cabelos bebé a nascer e sinto-o mais forte. O tratamento dura 3 meses: no primeiro mês tomei 2 cápsulas por

A dança do pinguim

Para quem tem ido a casamentos ou grandes festarolas certamente já deve ter ouvido falar da famosa dança do pinguim. Quanto a mim, ouvi falar desta dança pela primeira vez à poucos dias. E foi precisamente a noiva do casamento que vou daqui a pouco mais de um mês que me disse - "Tu vê lá se decoras os passos que isto agora é a tendência em todos os casamentos! E até pinguim vai ter, por isso prepara-te!". Eu, leiga nestes assuntos, tive de ir para a internet pesquisar o fenómeno do pinguim. E descordenada como sou não prevejo uma grande prestação para o meu lado. Os passos até são simples, eu é que sou complicada para acertar com os passos. 

Instagram

Blogs que leio