Tinha este truque para vos contar há uma eternidade, e por qualquer motivo foi ficando esquecido. Mas antes tarde do que nunca.
Para quem gosta de camurças sabe o quão difícil é mantê-las bonitas. A camurça rapidamente passa de bestial a besta, por isso todos os cuidados são poucos. O primeiro cuidado de todos é impermeabilizar com spray próprio para o efeito as vossas peças de camurça (confesso que eu raramente o faço. Vá, em calçado ainda me lembro mas no resto...). Depois disso é evitar ao máximo tudo o que seja água/humidade e afins. E depois é esperar que mais dia menos dia a coisa vá ficar feia.
Tenho uma bolsa que adoro da Bimba&Lola que me ofereceram há uns anos (ver aqui), em pele, mas que tem uma parte em camurça. E é precisamente essa parte que me fez encostar a bolsa a um canto porque já estava um bocado vergonhosa andar com ela assim. Não contente com isso, meti-me à pesquisa de soluções rápidas e potencialmente eficazes e que não me obrigassem a gastar um balúrdio na lavandaria. Vai dai que li em inúmeros sítios que nada melhor para limpar camurças do que amaciador do cabelo. E foi o que fiz: peguei numa escova de dentes velha (mas macia), molhei-a no amaciador e toca a esfregar toda a superfície que queria limpar. Deu uma trabalheira, mas como podem ver na foto, as diferenças são bem visíveis.
Em cima - por limpar Em baixo - limpa |
Convém depois deixar secar ao natural. Nada de lhe dar com o secador para aquilo secar rápido ou pôr ao sol. A camurça não gosta de calor (basicamente não gosta de nada, é uma florzinha! É preciso andar com ela num andor para que nada lhe aconteça e mesmo assim...).
Para quem conhecer outros truques igualmente eficazes que partilhe, que uma pessoa está aqui é para aniquilar o mau feitio da camurça.
Comentários
Enviar um comentário